Bem vindos!

Este blog é um espaço de partilha entre todos os que embarcaram na aventura do projeto de intercâmbio entre escolas de países ou regiões onde se fala português: "EM PORTUGUÊS NOS ENTENDEMOS"
Que para todos nós esta seja uma experiência gratificante!

quinta-feira, 20 de março de 2014

"Em português nos entendemos", ou ligados pela tecnologia e pela língua portuguesa

"Em português nos entendemos", ou ligados pela tecnologia e pela língua portuguesa!

      Tudo começou com a proposta do PNL de que a língua portuguesa constituísse o tema aglutinador da semana da Leitura, num ano em que se celebram os 800 anos da nossa língua.
     Pensámos, discutimos, propusemos e concluímos que uma forma evidente de celebrar a língua portuguesa é dar-lhe uso, lendo, falando e escrevendo. Dir-nos-ão que fomentar essa prática é o trabalho de todo o professor de português. É, de facto, verdade!
 Mas a biblioteca pode e deve contribuir para o desenvolvimento das aprendizagens.
Que poderia, então a biblioteca propor aos alunos e professores? E foi desta pergunta que surgiu  a ideia deste desafio que lhes lançámos:  o de estabelecermos uma comunicação efetiva 
entre alunos que, nos quatro cantos do mundo, falam e estudam português.
     Aos professores, falámos do desenvolvimento de competências de comunicação aliadas a competências TIC. Aos alunos,  bastou apelar à curiosidade por outros locais e outros jovens! E o entusiasmo cresceu.
   Foram muitas as escolas estrangeiras contactadas e diversas as respostas das que revelaram interesse em serem nossas parceiras: a Loyola High School, em Goa, o Liceu Franco-brasileiro do Rio de Janeiro, o liceu Ruy Cinatti, em Timor, a Escola Portuguesa de Macau, a Escola Portuguesa do Lubango, a Escola Portuguesa de Maputo, a Escola Primária Completa 12 de Outubro também em Maputo, o colégio Francisco Xavier de Luanda.
    Na nossa escola, selecionámos as turmas que partilharão experiências de vida e de aprendizagem com os seus colegas de outras partes do mundo: são alunos de 7º, 10º e 11º anos.
   Tivemos hoje a primeira aventura, contactando, através do skype, com os alunos de Goa! Para os adultos que assistiram, foi emocionante ouvi-los falar em português. Para os mais novos, foi curioso compreenderem que partilham muitos interesses! Afinal, são jovens da mesma aldeia global!
     Acreditamos que esta pode ser uma experiência muito enriquecedora para todos. Em tempo de globalização, e em que as tecnologias e a língua portuguesa são aliados preciosos, por que não começar cedo a "percorrer" o mundo? Para já de forma virtual, é claro! Mas nada nos impede a todos de sonhar!

Sem comentários:

Enviar um comentário